sexta-feira, 6 de junho de 2014

Costa do Marfim: Muito Elenco mas Nenhum Título

Imagem extraída do Facebook oficial de Gervinho- https://www.facebook.com/Gervinho

Vou parafrasear Leonardo Bertozzi em um texto feito antes da Copa Africana de Nações 2012: Gervinho, Kalou, Zokora, os irmãos Touré, Drogba, ... Como uma geração com todos esses jogadores nunca foi campeã? Nos clubes, esses jogadores já ergueram pelo menos um troféu em suas carreiras, mas pela seleção de seu país, nem mesmo um título continental.

Todos os jogadores mencionados já têm mais de 30 anos, às exceções de Gervinho e Kalou, e dificilmente jogarão outro mundial. Talvez seja a última vez que nós veremos Drgoba (36), Yaya (31) e Kolo (33) jogando uma Copa do Mundo. Aliás, a maioria dos jogadores convocados já estão na casa dos 30 e a renovação nos Éléphants é iminente para o próximo ciclo.

A Costa do Marfim é uma seleção que eu aprendi a respeitar e a admirar, afinal tenho lembranças tristes da última vez que os vi jogarem uma Copa do Mundo. Eles enfrentaram o Brasil em 2010, bateram muito e abusaram da catimba em campo na ocasião. Apenas depois de um tempo, conheci melhor a história dos atletas (algumas delas bastante comoventes), a maneira como estes jogadores pararam uma guerra civil em seu país e como eles são admirados em seus respectivos clubes e também em sua terra natal.

Esta é apenas a terceira participação dos Elefantes em copas do mundo (as outras duas foram em 2006 e 2010) e desta vez são boas as chances de ir mais longe neste mundial, com uma chave sem adversários complicados.

Uma inédita classificação às oitavas-de-final poderia dar moral aos marfinenses e até fazê-los crescer no mata-mata.


COMO SE CLASSIFICOU: derrotou o Senegal nas eliminatórias africanas

GRUPO- C: composto por Colômbia (cabeça-de-chave), Grécia, Costa do Marfim e Japão

ASSOCIAÇÃO: FIF (Fédération Ivoirienne de Football)

FEDERAÇÃO: CAF (África)


DESTAQUE DO TIME- Yaya Touré: o volante trocou o Barcelona pelo Manchester City em 2010 e não parou de evoluir desde então. Fez grandes temporadas, foi eleito três vezes seguidas como o melhor jogador africano do ano (2011, 2012 e 2013) e não parou de conquistar títulos. Pode jogar na armação e também na proteção aos zagueiros. Eu ia colocar Drogba como destaque dos Elefantes, mas seria uma grande injustiça com a grande temporada de Yaya Touré em 2013-14.

FIQUE DE OLHO- Wilfried Bony: o atacante do Swansea City, segundo jornais, estaria sendo disputado à tapa pelos arquirrivais Chelsea e Arsenal. Será que o treinador Lamouchi dará uma chance ao atacante?

CAPITÃO- Didier Drogba: eu me pergunto como um jogador com o carisma e o sucesso de Drogba nunca conseguiu erguer um troféu por sua seleção. Nascido na capital Abidjan e no alto de seus 36 anos, o centroavante tem experiência e vivência de sobra para liderar o grupo. E quantas histórias magníficas ele tem para contar, dentro e fora de campo. Que as próximas gerações da Costa do Marfim se espelhem nele.

TÉCNICO- Sabri Lamouchi: francês, descendente de tunisianos, jovem (42 anos), ex-meio-campista, passou por grandes clubes da Europa nos anos 90 e foi colega de Blanc, Djorkaeff, Deschemps, Lizarazu, Thuram, Barthez e Zidane. Assumiu a seleção marfinense após a participação dos Elefantes na última Copa Africana de Nações. É um treinador promissor e tem um currículo interessante.


CONVOCADOS:

Goleiros: 
Boubacar Barry (Lokeren, Bélgica)
Sylvain Gbohouo (Séwé Sport, Costa do Marfim)
Sayouba Mandé (Stabæk, Noruega)

Defensores:
Ousmane Viera (Çaykur Rizespor, Turquia)
Arthur Boka (Stuttgart, Alemanha)
Kolo Touré (Liverpool, Inglaterra)
Didier Zokora (Trabzonspor, Turquia)
Jean-Daniel Akpa-Akpro (France Toulouse)
Serge Aurier (Toulouse, França)
Constant Djakpa (Eintracht Frankfurt, Alemanha)
Sol Bamba (Trabzonspor, Turquia)

Meio-Campistas:
Mathis Bolly (Fortuna Düsseldorf, Alemanha)
Cheick Tioté (Newcastle United, Inglaterra)
Didier Ya Konan (Hannover 96, Alemanha)
Ismaël Diomandé (Saint-Étienne, França)
Max Gradel (Saint-Étienne, França)
Yaya Touré (Manchester City, Inglaterra)
Serey Die (Basel, Suíça)

Atacantes:
Salomon Kalou (Lille, França)
Gervinho (Roma, Italia)
Didier Drogba (Galatasaray, Turquia)
Wilfried Bony (Swansea City, País de Gales)
Giovanni Sio (Basel, Suíça)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-3-3:


Côte d'Ivoire 4-3-3 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: oitavas de final

Nenhum comentário:

Postar um comentário