sábado, 7 de junho de 2014

Itália: Juventus?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/FIGC

Se para a Inglaterra fiz muitas críticas, para a Itália faço muitos elogios. O treinador Cesare Prandelli tratou de mudar a Seleção Italiana depois do vexame de 2010. E mudou para melhor.

Prandelli adotou a Juventus como base para a Azzurra e a Itália passou a jogar um estilo mais agradável, coletivo e divertido, bastante semelhante ao do time de Turim. Quem lê meu blog sabe que aprecio o futebol praticado pela Vecchia Signora. As equipes ainda são estritamente defensivas, mas conseguem envolver e atacar o adversário.

Os resultados dessa renovação surgiram já na Euro 2012, quando a Itália entrou desacreditada em função da campanha ruim de 2010, derrotou rivais de peso como Alemanha e Inglaterra, e chegou ao vice-campeonato. Nada mal para quem havia acabado de passar uma grande vergonha na última Copa do Mundo.

O equipe para este mundial é bastante experiente, apesar da renovação do elenco. Muitos já estão na casa dos 30 anos, assim como era o time em 2006. Ainda assim, há espaço para alguns garotos, como De Sciglio, Verratti, Immobile, Insigne e o polêmico Mario Balotelli.

Seis atletas convocados defendem a Juventus: Chiellini, Barzagli, Bonucci, Marchisio e os grandes Buffon e Pirlo, que estiveram presentes nas campanhas de 2006 e 2010 (o arqueiro ainda foi convocado para as copas de 98 e 2002). Podemos esperar, portanto, um futebol bastante influenciado pelo estilo da Juve.


COMO SE CLASSIFICOU: primeira colocada no Grupo B das eliminatórias europeias

GRUPO- D: composto por Uruguai (cabeça-de-chave), Costa Rica, Inglaterra e Itália

ASSOCIAÇÃO: FIGC (Federazione Italiana Giuoco Calcio)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Andrea Pirlo: é volante, mas também faz a função de articular as jogadas. Pirlo já está com 35 anos, mas ainda faz toda a diferença em campo, tanto que a Itália sem ele é outra coisa.

FIQUE DE OLHO- Ciro Immobile: aos 24 anos, Immobile ganhou notoriedade em 2012 quando ajudou o modesto Pescara a subir para a Serie A. Agora, em 2014, ele se sagrou artilheiro do Campeonato Italiano pelo Torino, que tenta voltar aos seus dias de glória. Chamou a atenção do Borussia Dortmund, que o contratou para ocupar a vaga deixada por Lewandowski. 

CAPITÃO- Gianluigi Buffon: goleiro bastante experiente, vem para a sua quinta copa do mundo. Viveu muitos altos e baixos em sua extensa carreira, algo que já contei aqui no meu blog. Honestamente, duvido que esta seja sua última copa do mundo, afinal a Itália já foi campeã do mundo com um goleiro de 40 anos, Dino Zoff. Por ser alto (1,91m), é especialista em interceptar jogadas aéreas e também um exímio pegador de pênaltis.

TÉCNICO- Cesare Prandelli: ex-meio-campista, Prandelli jogou a maior parte de sua carreira pela Juventus, onde conquistou até uma Champions League (em 1985). Ironicamente, ele jamais comandou a Vecchia Signora do banco de reservas.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Gianluigi Buffon (Juventus, Itália)
Salvatore Sirigu (Paris Saint-Germain, França)
Mattia Perin (Genoa, Itália)

Defensores:
Mattia De Sciglio (Milan, Itália)
Giorgio Chiellini (Juventus, Itália)
Matteo Darmian (Torino, Itália)
Ignazio Abate (Milan, Itália)
Andrea Barzagli (Juventus, Itália)
Leonardo Bonucci (Juventus, Itália)
Gabriel Paletta (Parma, Itália)

Meio-Campistas:
Thiago Motta (Paris Saint-Germain, França)
Antonio Candreva (Lazio, Itália)
Claudio Marchisio (Juventus, Itália)
Alberto Aquilani (Fiorentina, Itália)
Daniele De Rossi (Roma, Itália)
Marco Parolo (Parma, Itália)
Andrea Pirlo (Juventus, Itália)
Marco Verratti (Paris Saint-Germain, França)

Atacantes:
Mario Balotelli (Milan, Itália)
Antonio Cassano (Parma, Itália)
Alessio Cerci (Torino, Itália)
Ciro Immobile (Borussia Dortmund, Alemanha)
Lorenzo Insigne (Napoli, Itália)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-4-2:


Italy 4-4-2 football formation
Imagem obtida via footballuser.com

EXPECTATIVA: favorita ao título

Nenhum comentário:

Postar um comentário