sexta-feira, 27 de junho de 2014

Palpites para as Oitavas

Imagem extraída de https://www.facebook.com/fifaworldcup

Esta, sem dúvida, foi uma das copas mais imprevisíveis dos últimos anos com muitas zebras. Quem imaginava ver Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal caindo fora logo na primeira fase? E qual a surpresa de vermos Costa Rica, Grécia, Estados Unidos e Argélia avançando a despeito de estarem enfrentando rivais de muito mais renome? As mencionadas seleções, inclusive, foram citadas por mim como as mais fracas de suas respectivas chaves.

Fiquei feliz com as seleções que jogam um bom futebol se classificando, como a Colômbia, Holanda, Chile, Alemanha e Argentina. Lamentei, contudo, que as truculentas Nigéria e Grécia e o retranqueiro México tenham sobrevivido. As vagas conquistadas por estes times estariam bem melhores nas mãos de outras seleções que eu já mencionei. O Uruguai é exceção por motivos que já expliquei.

E como vai ser o desempenhos dos times no mata-mata? Vamos a uma breve análise e aos meus palpites para os confrontos. Lembrando: agora quem perder cai fora e empate leva à prorrogação e depois pênaltis. Esse tipo de cenário sempre afeta psicologicamente as equipes, seja positivamente ou negativamente.


BRASIL X CHILE: o Brasil joga em casa, tem o apoio de sua torcida e possui alguns jogadores capazes de desequilibrar individualmente. O Chile, contudo, tem jogado sem medo dos rivais por mais tradicionais que sejam, compensam as deficiências na zaga com muita pressão (tanto no ataque quanto na marcação), possui meio-de-campo mais consistente e sabem atuar de maneira coletiva, algo que o Brasil não sabe. Não é exagero dizer que esta é a melhor geração chilena desde aquela de Marcelo Salas e Iván Zamorano. Nossa seleção pode, ainda, se sair melhor que os chilenos no aspecto físico (nossos jogadores são mais altos e fortes) e pelo histórico (já faz um bom tempo que o Chile não vence o Brasil e fomos os carrascos da Roja em 1998 e 2010).

Palpite: o Brasil passa, mas bem apertado.


COLÔMBIA X URUGUAI: com toda a honestidade, acho difícil o Uruguai superar a Colômbia, afinal a Celeste tem poucos craques, depende muito mais da raça do que da técnica e acabou de perder seu jogador mais importante, Luis Suárez. A Colômbia, por outro lado, tem muitos jogadores de bola e tem um time muito bem organizado, tanto no ataque quanto na defesa. O Uruguai, contudo, tem atletas mais experientes que os colombianos (inclusive com experiência em copas do mundo) e eles sabem utilizar o psicológico a seu favor.

Palpite: a Colômbia se classifica.


HOLANDA X MÉXICO: como todo respeito aos mexicanos, vou torcer de peito aberto para a Oranje, que joga no ataque, tem um futebol bonito e conta com um grande craque chamado Arjen Robben. A superioridade holandesa é notória sob o ponto de vista técnico. O México, contudo, pode levar vantagem se conseguir fazer seu sistema defensivo anular as principais peças da Holanda (Blind, Van Persie e Robben) e contra-atacar valendo-se a fraquíssima defesa holandesa. Chicharito, Giovani e Guardado poderão encontrar muitos espaços para fazerem contra-golpes em cima da zaga holandesa.

Palpite: a Holanda passa com folga.


COSTA RICA X GRÉCIA: eis um duelo bastante aberto. Nenhuma dessas seleções têm tradição em mundiais e aqui nenhum resultado pode ser considerado surpresa. A Costa Rica tem mais técnica, talento e ousadia, mas os gregos têm mais raça e jogadores com mais quilometragem. O aspecto psicológico vai pesar aqui, seja pela inexperiência dos garotos costarriquenhos, seja pela truculência dos gregos.

Palpite: a Costa Rica se classifica por um placar apertado.


FRANÇA X NIGÉRIA: difícil imaginar a França perdendo este duelo. Os Bleus, após superarem uma desconfiança inicial devido à campanha irregular, demonstraram força no ataque, criatividade no meio-de-campo (mesmo jogando com três volantes) e consistência defensiva. A Nigéria tem força e determinação, mas é um time muito irregular. Dois pequenos detalhes extra-campo que podem ajudar as Super Águias: o clima da Nigéria é semelhante ao nosso e o torcedor brasileiro tem muita simpatia com os africanos.

Palpite: a França se classifica com tranquilidade.


ALEMANHA X ARGÉLIA: a Alemanha leva vantagem, seja na tradição, seja no talento. E eles demonstram muita versatilidade, jogando no toque de bola ou na velocidade. A Argélia tem uma certa consistência defensiva por ter levado poucos gols e conta com o talento de Sofiane Feghouli, que clareia as jogadas para os atacantes, mas, com toda a honestidade, a Mannschaft é mais time.

Palpite: a Alemanha vence com sobras.


ARGENTINA X SUÍÇA: a zaga da Suíça não demonstrou a mesma eficiência de outrora, o que é boa notícia para os argentinos que podem se valer disso e golear, graças ao seu poderoso ataque. Mas a defesa argentina também está longe de ser segura e os suíços tem Xhaka, Shaqiri, Drmić e Seferović para incomodar a zaga Albiceleste. Mais um problema para Messi e seus amigos: o grande Sergio Agüero se lesionou e está praticamente fora do mundial. Sua ausência não deve ser preocupação contra a razoável Suíça, mas pode ser sentida contra os próximos adversários.

Palpite: a Argentina vence apertado.


BÉLGICA X ESTADOS UNIDOS: outro duelo aberto, mas os belgas levam vantagem por terem um elenco melhor e zagueiros mais seguros. Os norte-americanos são esforçados e aprenderam a jogar com a bola no chão, mas ainda não demonstram poder de decisão. Se o modus operandi da Bélgica se confirmar, os Estados Unidos têm de matar o jogo no primeiro tempo para avançar às quartas-de-final. Senão...

Palpite: a Bélgica se classifica por um placar apertado e de virada.


Concorda? Discorda? Escreva nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário