quarta-feira, 4 de junho de 2014

México: Fim da Crise? Ou Será que Não?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/MiSeleccionMX

Há alguns anos atrás, eu diria que o México é franco favorito à segunda vaga do Grupo A e, possivelmente, poderia até mesmo surpreender e ficar com o primeiro posto, afinal La Verde sempre foi um time organizado, com boa marcação, jogo coletivo, além de ser uma pedra no sapato do Brasil. Várias vezes sofremos eliminações dolorosas nas mãos dos mexicanos.

O ano de 2013, porém, foi cruel com a Seleção Mexicana. A Tri passou por uma crise sem precedentes durante a fase final das eliminatórias para a copa, com apenas duas vitórias em dez jogos disputados, trocou várias vezes de treinador, ficou atrás de Honduras e Costa Rica e, inevitavelmente, teve de passar pela repescagem. Não obstante, o México não passou de empates nos amistosos deste ano contra a razoável Nigéria e contra o arquirrival Estados Unidos, além de sofrer uma derrota para a Bósnia-Herzegovina.

Que futebol o México vai apresentar nesta Copa do Mundo? Vai voltar a jogar bem, ou vai mergulhar na crise de vez? As armas de El Tricolor são o veterano zagueiro Rafa Márquez (ex-Barcelona), e a talentosa dupla de atacantes formada por Giovani dos Santos e Chicharito.


COMO SE CLASSIFICOU: repescagem contra a Nova Zelândia

GRUPO- A: composto por Brasil (cabeça-de-chave), Croácia, México e Camarões

ASSOCIAÇÃO: FMF (Federación Mexicana de Fútbol Asociación)

FEDERAÇÃO: CONCACAF (América do Norte e Central)


DESTAQUE DO TIME- Javier "Chicharito" Hernández: faltou espaço para o talentoso atacante mexicano no Manchester United durante as últimas temporadas, afinal os Red Devils têm Rooney, Welbeck, Van Persie, Nani, ... Mesmo tendo passado vários jogos no banco do Manchester, o prestígio de Chicharito segue inabalado em seu país natal e ele ainda é a principal esperança dos mexicanos na copa.

FIQUE DE OLHO- Carlos Peña: o jovem meia de 24 anos é conhecido dos brasileiros, afinal ele marcou um dos gols pelo León contra o Flamengo em pleno Maracanã. Vai que ele resolve aprontar no Brasil novamente...

CAPITÃO- Rafael Márquez: confesso que fiquei surpreso em saber que o grande Rafa Márquez ainda está em plena atividade aos 35 anos e que ele via disputar mais uma copa do mundo -provavelmente, a sua última. O defensor tem uma brilhante carreira e muitos títulos conquistados, incluindo a Champions League em 2006 pelo Barcelona. Ele tem experiência e talento de sobra para capitanear um elenco e também como transmitir um grande legado aos garotos.

TÉCNICO- Miguel Herrera: o ex-zagueiro Miguel Herrera assumiu a Seleção Mexicana em meio à pressão de classificar a Tri na repescagem contra a Nova Zelândia. Ele teve êxito na missão, mas a crise ainda não parece estar totalmente debelada.


CONVOCADOS:

Goleiros:
José Corona (Cruz Azul, México)
Alfredo Talavera (Toluca, México)
Guillermo Ochoa (Ajaccio, França)

Defensores:
Francisco Rodríguez (América, México)
Carlos Salcido (UANL, México)
Rafael Márquez (León, México)
Diego Reyes (Porto, Portugal)
Miguel Layún (América, México)
Héctor Moreno (Espanyol, Espanha)
Miguel Ponce (Toluca, México)
Andrés Guardado (Bayer Leverkusen, Alemanha)
Paul Aguilar (América, México)

Meio-Campistas:
Héctor Herrera (Porto, Portugal)
Marco Fabián (Cruz Azul, México)
Isaác Brizuela (Toluca, México)
Javier Aquino (Villarreal, Espanha)
Carlos Peña (León, México)
José Juan Vázquez (León, México)

Atacantes:
Raúl Jiménez (América, México)
Giovani dos Santos (Villarreal, Espanha)
Alan Pulido (UANL, México)
Javier Hernández (Manchester United, Inglaterra)
Oribe Peralta (Santos Laguna, México)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-4-2:


Mexico 4-4-2 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: oitavas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário