segunda-feira, 9 de junho de 2014

Argentina: A Cereja que Falta para o Bolo de Messi

Imagem extraída do Facebook oficial de Ezequiel Lavezzi- https://www.facebook.com/EzequielLavezziOfficialPage


Não há como negar: todas as atenções da Seleção Argentina serão direcionadas para seu principal jogador, Lionel Messi. Após jogar seus dois primeiros mundiais em 2006 e 2010 aos 18 e 22 anos respectivamente, acredita-se que agora ele esteja maduro o suficiente para capitanear a Albiceleste e levá-la ao seu terceiro título em copas do mundo. É a cereja que falta ao bolo da Pulga para que ele possa se sagrar definitivamente na história do mundial.

A Seleção Argentina evoluiu bastante com a vinda do treinador Alejandro Sabella em 2011. A equipe mostra-se muito mais à vontade em campo, jogando com mais leveza, coletividade e objetividade. Valeu também a renovação ao trocar os trintões Burdisso, Zanetti, Cambiasso, Milito, Samuel e Heinze por Rojo, Zabaleta, Garay, Biglia e Lavezzi.

Além de Messi, a equipe tem como destaques o winger Ángel di María que acabou de vir de grande temporada pelo Real Madrid, o centroavante Gonzalo Higuaín que foi destaque no último mundial, o habilidoso Sergio Agüero, o "atacante improvisado na ala" Ezequiel Lavezzi e o experiente Maxi Rodríguez, cérebro dentro e fora de campo.

Problemas? Bem, eu questionei a lista parcial de Sabella quando ele convocou apenas um "camisa 10", o meia Maxi Rodríguez. E apenas ele foi chamado como meia-armador de ofício. Já expliquei que um dos problemas para o rendimento fraco de Messi era a falta de qualidade no meio-de-campo, com volantes demais, meias de menos e obrigando a Pulga a jogar improvisado como armador.

Mesmo com as críticas, acredito que o time passará fácil pelo Grupo F (que não tem rivais de peso) e tem boas chances de conseguir a "cereja que falta ao bolo de Messi".


COMO SE CLASSIFICOU: primeira colocada nas eliminatórias sul-americanas

GRUPO- F: composto por Argentina (cabeça-de-chave), Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria

ASSOCIAÇÃO: AFA (Asociación del Fútbol Argentino)

FEDERAÇÃO: CONMEBOL (América do Sul)


CAPITÃO E DESTAQUE DO TIME- Lionel Messi: craque do Barcelona, três vezes campeão da Champions League, eleito quatro vezes como melhor jogador do mundo, rápido, habilidoso, ... Só falta um título em copas do mundo para consagrar de vez esta verdadeira lenda do futebol. Já disputou duas copas e esta será sua primeira como capitão.

FIQUE DE OLHO- Marcos Rojo: é o caçula do time com 24 anos. É um lateral-esquerdo bastante atípico para os padrões de fora do Brasil por ser bastante ofensivo -no exterior, a maioria dos laterais são zagueiros que jogam abertos e têm a função de impedir que os rivais cheguem à linha de fundo.

TÉCNICO- Alejandro Sabella: quem acompanhou a Libertadores 2009 certamente se lembra de Sabella, que foi campeão daquele ano comandando o Estudiantes. Sabella foi meio-campista e defendeu clubes na Argentina e Inglaterra. Ele também teve uma rápida passagem pelo Grêmio nos anos 80 e conhece bem a nossa escola de futebol.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Sergio Romero (Monaco, França)
Agustín Orión (Boca Juniors, Argentina)
Mariano Andújar (Catania, Itália)

Defensores:
Ezequiel Garay (Benfica, Portugal)
Hugo Campagnaro (Internazionale, Itália)
Pablo Zabaleta (Manchester City, Inglaterra)
Martín Demichelis (Manchester City, Inglaterra)
Marcos Rojo (Sporting Lisbon, Portugal)
Federico Fernández (Napoli, Itália)
José María Basanta (Monterrey, México)

Meio-Campistas:
Fernando Gago (Boca Juniors, Argentina)
Lucas Biglia (Lazio, Itália)
Enzo Pérez (Benfica, Portugal)
Maxi Rodríguez (Newell's Old Boys, Argentina)
Augusto Fernández (Celta Vigo, Espanha)
Javier Mascherano (Barcelona, Espanha)
Ricardo Álvarez (Internazionale, Itália)

Atacantes:
Gonzalo Higuaín (Napoli, Itália)
Lionel Messi (Barcelona, Espanha)
Rodrigo Palacio (Internazionale, Itália)
Sergio Agüero (Manchester City, Inglaterra)
Ezequiel Lavezzi (Paris Saint-Germain, França)
Ángel di María (Real Madrid, Espanha)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-4-2:


Argentina 4-4-2 football formation
Imagem extraída de footballuser.com


EXPECTATIVA: favorita ao título

Nenhum comentário:

Postar um comentário