quinta-feira, 19 de junho de 2014

Palmas para a Croácia

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cff.hns

Bom dia, querido leitor e leitora!

Assisti ao último jogo de ontem com certa desconfiança, afinal tanto a Croácia quanto Camarões apresentaram desempenhos bastante irregulares em seus últimos amistosos. E não é que a Hrvatska me surpreendeu?

Os camaroneses jogaram com um jogador a menos a maior parte do tempo (Song foi expulso após desferir uma cotovelada nas costas de Mandžukić) e o time não contou com seu principal atleta, Samuel Eto'o.

A Croácia, por outro lado, só me trouxe alegrias ontem. O time jogou com leveza, objetividade, trocou passes e cometeu poucas faltas em campo. O placar foi de 4x0 para os Enxadrezados, mas bem que poderia ser de pelo menos 7x0, afinal Mandžukić e Rakitić perderam muitas chances claras.

Rakitić, Kovačić, Perišić e Modrić são jogadores de bola. Eles tratam a bola com carinho e facilitam o trabalho dos atacantes. Mandžukić mostrou em campo que se não estivesse suspenso contra o Brasil, o resultado até poderia ter sido outro na partida de estréia. E eles tinham pleno potencial para isso, mas o excesso de respeito em alguns momentos e a confusão com a arbitragem não permitiram que a Hrvatska tivesse um resultado melhor.

A atitude do treinador Niko Kovač também é digna de elogios, afinal ele já ousou na formação inicial contra o Brasil ao jogar sem volantes e agora mostrou em campo todo o potencial de sua equipe ao armar outra escalação ousada.


Sem piedade! Croácia compensa fraca defesa com muita posse de
bola, velocidade, jogo coletivo e leveza. Nem parece aquele time
que eu critiquei há um ano atrás. Camarões passou aperto do
começo ao fim do jogo e ainda facilitou tudo para os rivais com a
expulsão de Song (obtido via this11.com).


Gostaria muito de ver a Croácia repetindo ou mesmo superando a campanha de 1998, mas o caminho será muito difícil, levando-se em conta que há times muito fortes pelo caminho, como Alemanha, Argentina, Holanda, Itália e o próprio Brasil. Vejo a Hrvatska no mesmo nível de equipes como Chile, Bélgica e Colômbia, todas candidatas a surpresas neste mundial.

Ainda não vejo a Croácia indo muito longe na Copa do Mundo 2014, mas eles mostraram nestas duas partidas que o futebol do país tem tudo para voltar aos seus dias de glória.


Imagem extraída de https://www.facebook.com/cff.hns

Nenhum comentário:

Postar um comentário