quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ousadia e Alegria! É Disso que o Torcedor Gosta!

Imagem extraída do Facebook oficial do Ajax- https://www.facebook.com/afcajax


Se eu fosse treinador de uma equipe considerada fraca prestes a enfrentar um rival de tradição, diria aos meus atletas: "Vamos para cima que não temos nada a perder". Não acho que equipes pequenas tenham de respeitar excessivamente seus adversários, afinal é por causa disso que muitos times considerados coadjuvantes continuam sempre coadjuvantes nas competições.

Os Socceroos sofreram uma goleada em sua estréia diante do Chile enquanto a Oranje havia acabado de atropelar a algoz Espanha. A Austrália não tinha nada a perder diante da Holanda. Talvez tenha sido esta a motivação para que os australianos esquecessem o "respeito" e fossem para cima dos holandeses.

A Holanda começou mandando no jogo e abriu o placar após bela jogada individual de Robben. Mas, segundos depois, Cahill deu a resposta e a Austrália cresceu imediatamente com o gol de empate, passando a encurralar os holandeses ao final do primeiro tempo e em boa parte do segundo. Não obstante, o time de Louis Van Gaal perdeu o defensor Bruno Martins Indi. O treinador, contudo, colocou um atleta ofensivo, Memphis Depay, e ousou na substituição. Tal feito deixou a Oranje ainda mais exposta às subidas dos australianos, mas também foi fundamental para manter a seleção alaranjada na partida.


Toma lá, dá cá: Holanda e Austrália fizeram primeiro tempo
bastante equilibrado a despeito do favoritismo e da tradição
dos holandeses (obtido via this11.com).


A Austrália foi mais perigosa durante a primeira parte do segundo tempo e não tardou a virar o placar com o discutível pênalti cometido por Janmaat e convertido por Jedinák. Mas a resposta veio logo na sequência com o gol de Van Persie e o treinador Van Gaal viu a sua ousada substituição dar frutos, com a Oranje sufocando os Socceroos e consolidando a classificação antecipada da Holanda.


É verdade que a Holanda ficou ainda mais exposta com a entrada
de Memphis Depay ao término do primeiro tempo. Mas também é
verdade que a entrada do jogador ajudou a Oranje a virar o jogo e
também a engolir a Austrália (obtido via this11.com).


Com os dois grandes resultados obtidos nestes dois jogos, Van Gaal ensina uma preciosa lição aos treinadores retranquiros: é necessário ter ousadia para buscar um resultado. Jogar no ataque representa riscos, mas também traz grandes recompensas em caso de sucesso. Sair da zona de conforto e buscar o sucesso arriscando tudo.

A Austrália, da mesma forma, não se intimidou diante dos rivais holandeses e sai de campo com a cabeça erguida. O time capitaneado por Jedinak pode não ter conseguido a vitória mas prova que times considerados "pequenos" também podem fazer frente aos grandes com muita ousadia.

Isso sem falar que é de partidas assim que o torcedor gosta: muita ofensividade, ousadia e, claro, muitos gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário