quinta-feira, 12 de junho de 2014

O Brasil Venceu na Estréia, mas a Croácia Teve Muitos Méritos

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cff.hns

O placar de 3x1 de virada que o Brasil aplicou na Croácia no jogo de hoje parece impressionante, mas ocultou problemas em ambas as seleções.

O Brasil, como Tostão vive escrevendo, permitiu que os rivais enxadrezados jogassem nas costas dos laterais. Tanto que o gol contra de Marcelo e as melhores oportunidades dos visitantes surgiram nos espaços deixados por Dani Alves e Marcelo. A Croácia mostrou que tem um bom meio-de-campo, sabe jogar bola, mas sua defesa oferece muitos espaços. E o maior erro dos croatas foi ter recuado totalmente o time após abrirem o placar. Pois é, de novo.

A Seleção, por outro lado, contou com um dia inspirado de Oscar, além de boas movimentações de Bernard e Neymar. Mas o pênalti de inexistente de Dejan Lovren em Fred e uma falta de Ivica Olić em Júlio César marcada incorretamente foram dois erros que beneficiaram o Brasil. Tivemos sorte hoje -muitos até começaram a argumentar com "teorias da conspiração"- mas poderemos ter azar amanhã.


A ousadia de Kovač em jogar sem volantes aumentou o poder
ofensivo da Croácia, mas deu muita liberdade para Oscar jogar.
Pelo Brasil, Marcelo e Dani Alves foram duas avenidas para
Perišić e Olić jogarem (imagem obtida via this11.com).

Gostei muito das mexidas de Felipão no segundo tempo, principalmente com a entrada do habilidoso Bernard no lugar do carregador de piano Hulk. E, mesmo com a recuo da Croácia ainda no primeiro tempo, apreciei a escalação do treinador Niko Kovač, que teve ousadia e mandou Modrić, Rakitić e Kovačić, três meias ofensivos e que sabem jogar bola. Pena que a equipe croata não aproveitou todo o potencial que tinha para matar o jogo e levou um castigo.


As mudanças no segundo tempo: depois do segundo gol de
Neymar, foi o Brasil quem recuou, os croatas vieram para cima
mas ofereceram espaço para Oscar avançar e fechar o placar
(imagem obtida via this11.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário