terça-feira, 10 de junho de 2014

Gana: Os Heróis Africanos

Imagem extraída de https://www.facebook.com/blackstargh

Quem não se emocionou com a dramática campanha de Gana na última Copa do Mundo? Tudo começou com uma classificação sofrida em seu grupo (o time necessitava de uma vitória sobre a Alemanha, mas perdeu e precisou torcer contra Sérvia e Austrália), o triunfo sobre os Estados Unidos em partida que só foi decidida no tempo extra e a eliminação naquele jogo que teve direito a expulsão de Suárez e pênalti desperdiçado por Asamoah Gyan -justamente, aquele que levaria os Estrelas Negras a uma inédita semifinal, e em seu continente.

A campanha ganesa em 2010 emocionou até mesmo o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela (falecido em 2013), que enviou mensagens desejando boa sorte aos Estrelas Negras antes da fatídica partida contra o Uruguai, e depois convidou a delegação de Gana a visitar sua casa. Madiba, na ocasião, fez questão de afirmar o quanto o continente estava orgulhoso da Seleção Ganesa.

Quatro anos depois, Gana está de volta à copa do mundo, a terceira participação consecutiva em mundiais. O elenco foi renovado e é um dos mais jovens do mundial, mas muitos atletas que estiveram presentes na África do Sul retornam, como Kwadwo Asamoah, Kevin-Prince Boateng, Sulley Muntari, Asamoah Gyan e André Ayew.

A Seleção Ganesa terá muitos problemas durante o mundial. O retrospecto recente dos Estrelas Negras não é animador: perderam o título da Copa de Nações Africanas deste ano para a Líbia nos pênaltis e foram derrotados em amistosos contra Montenegro e Holanda. E os ganeses caíram em um grupo complexo, composto por Alemanha, Portugal e Estados Unidos.

A esperança dos ganeses será derrotar novamente os norte-americanos na estréia e tirar pontos dos outros dois rivais. A classificação até é possível, mas pouco provável diante da força dos adversários.


COMO SE CLASSIFICOU: eliminou o Egito nas eliminatórias africanas

GRUPO- G: composto por Alemanha (cabeça-de-chave), Portugal, Gana e Estados Unidos

ASSOCIAÇÃO: GFA (Ghana Football Association)

FEDERAÇÃO: CAF (África)


DESTAQUE DO TIME- Kevin-Prince Boateng: muitos ganeses ficaram preocupados com o novo confronto contra os fortes alemães, mas Prince comemorou o reencontro porque terá a oportunidade de rever o irmão Jérôme, que joga pela Mannschaft. Boateng é volante, mas pode jogar de meia e também de atacante. Foi a grande contratação do Schalke 04 na temporada 2013-14.

FIQUE DE OLHO- Jordan Ayew: esse tem o futebol no sangue. É filho do lendário Abedi Pelé, grande ídolo do Marseille e considerado o maior futebolista de Gana. Seus irmãos, André e Ibrahim, também são jogadores e estiveram presentes no último mundial (André também foi convocado). Jordan foi revelado pelo Marseille e já tem seis títulos pelo clube.

CAPITÃO- Asamoah Gyan: presente nos últimos dois mundiais, Gyan terá a difícil missão de manter o bom desempenho dos Estrelas Negras em copas do mundo, afinal eles chegaram às oitavas em 2006 e às quartas em 2010. É um atleta jovem (28 anos) mas tem bastante experiência.

TÉCNICO- James Kwesi Appiah: a federação de futebol ganesa aposta em seu ex-lateral Appiah, remando contra a corrente de outras federações africanas que optam por treinadores europeus. Appiah está à frente dos Estrelas Negras desde 2012. Antes disso, comandou as categorias de base da seleção de seu país.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Steven Adams (Aduana Stars, Gana)
Adam Kwarasey (Strømsgodset, Noruega)
Fatau Dauda (Orlando Pirates, África do Sul)

Defensores:
Samuel Inkoom (Dnipro Dnipropetrovsk, Ucrânia)
Daniel Opare (Porto, Portugal)
Rashid Sumaila (Mamelodi Sundowns, África do Sul)
Jonathan Mensah (Évian, França)
John Boye (Rennes, França)
Harrison Afful (Espérance, Tunísia)

Meio-Campistas:
Michael Essien (Milan, Itália)
Afriyie Acquah (Hoffenheim, Alemanha)
Christian Atsu (Vitesse, Holanda)
Emmanuel Agyemang-Badu (Udinese, Itália)
Kevin-Prince Boateng (Schalke 04, Alemanha)
Sulley Muntari (Milan, Itália)
Mohammed Rabiu (Kuban Krasnodar, Rússia)
Kwadwo Asamoah (Juventus, Itália)

Atacantes:
Asamoah Gyan (Al-Ain, Emirados Árabes)
Jordan Ayew (Marseille, França)
Majeed Waris (Spartak Moscow, Rússia)
André Ayew (Marseille, França)
Wakaso Mubarak (Rubin Kazan, Rússia)
Albert Adomah (Middlesbrough, Inglaterra)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-2-3-1:


Ghana 4-2-3-1 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: deve ficar na fase de grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário