segunda-feira, 16 de junho de 2014

Engatando a Primeira Marcha

Imagem extraída de https://www.facebook.com/AFASeleccionArgentina


Assisti ontem à partida entre Argentina e Bósnia-Herzegovina, válida pela primeira rodada do Grupo F. Não foi lá um grande jogo, com muitos passes errados e uma aparente falta de entrosamento entre os atletas dos dois times. Mais pareceu que estavam todos voltando de férias à primeira vista, mas logo as coisas se ajeitaram.

A Argentina me surpreendeu com a adoção do esquema de três zagueiros (Fernández, Garay e Campagnaro) para dar liberdade aos laterais Rojo e Zabaleta e mudando o esquema para 3-4-3. Maxi Rodríguez foi escalado para a vaga de Higuaín, porém aberto pela direita, o que deu mais liberdade para Agüero subir, mas obrigou Messi a ter de voltar um pouco, o que justificou sua atuação um pouco apagada no primeiro tempo.

A Bósnia mudou seu esquema tático de 4-4-2 para 4-1-4-1, saindo o atacante Ibišević, entrando o winger Hajrović e adiantando-se Lulić para a vaga pertencente ao atacante do Stuttgart. A opção dificultou os avanços argentinos ao colocar mais atletas no meio-de-campo mas deixou o principal atleta, Džeko, muito isolado na frente, obrigando-o a ter de voltar para buscar a bola e fazendo-o perder um pouco sua função de centroavante.


O 4-1-4-1 de Sušić foi eficaz ao parar os argentinos, tanto que o
gol contra de Kolašinac saiu em lance de bola parada. Por outro
lado, a Bósnia não tinha uma referência na área para arrematar
os contra-ataques devido ao recuo de Džeko. Com Maxi e Di
María em campo, os laterais Rojo e Zabaleta puderam subir sem
comprometerem a defesa (imagem obtida via this11.com).


Sabella respondeu no segundo tempo colocando Higuaín no lugar de Maxi Rodríguez e Gago no lugar de Campagnaro. O resultado foi a mudança do esquema para 4-3-3/4-4-2 e Messi pôde jogar onde gosta. E ele não tardou a corresponder à mudança. Fez gol, passou, correu, driblou. Enfim, a Pulga levou os bósnios à loucura com toda sua genialidade.

A Sušić deu a tréplica com Ibišević, que levou muito perigo ao gol de Romero e diminuiu a vantagem argentina na segunda metade da etapa complementar. A partir daí, foram os bósnios quem cresceram na partida e Sabella gastou sua última mudança colocando o volante Biglia no lugar de Agüero para segurar o ímpeto rival.


Os dois times no 4-4-2: a entrada de Higuaín ajudou Messi a
jogar mais próximo da área. A Bósnia, contudo, passou a levar
perigo com o ingresso de Ibišević, que colocou fogo no jogo
e diminuiu a vantagem argentina (obtido via this11.com).


Os dois times ainda não jogaram com capacidade total, mas vejo muito potencial em ambos. Penso como será quando as equipes engatarem a segunda marcha e chegarem à plenitude nas próximas rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário