quarta-feira, 11 de junho de 2014

Bélgica: Surpresa À Vista?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/BelgianRedDevils

A classificação da Bélgica à Copa do Mundo gerou um grande alarde por parte da imprensa esportiva, que imediatamente credenciou os Diables Rouges como possível surpresa do mundial por contar com muitos atletas jovens e talentosos.

Quem não se empolga com um elenco composto por Courtois, Mignolet, Alderweireld, Vermaelen, Vertonghen, Kompany, Van Buyten, Witsel, Fellaini, Defour, Dembélé, Januzaj, Lukaku e o craque Hazard? Como se vê, o time da Bélgica está muito bem servido em todas as posições do campo. Alguns deles, inclusive, são verdadeiros craques que fazem toda a diferença nos gramados.

Com tantos bons jogadores, o que, então, poderia impedir que os Diables Rouges fizessem uma boa campanha em 2014? A primeira é óbvia: a Bélgica tem um time muito jovem, o que significa que muitos desses atletas ainda estão crescendo em campo. Segundo: a equipe belga demonstrou desempenho irregular nos recentes amistosos, chegando a empatar com o País de Gales e a perder do Japão e da Colômbia.

Acho que tais fatos, no entanto, não tiram o brilho da Bélgica, que tem bons atletas, joga um bom futebol e pode, sim, fazer bonito nos nossos gramados após uma ausência de doze anos em mundiais.


COMO SE CLASSIFICOU: primeira colocada do Grupo A nas eliminatórias europeias

GRUPO- H: composto por Bélgica (cabeça-de-chave), Argélia, Rússia e Coréia do Sul

ASSOCIAÇÃO: KBVB/URBSFA/KBFV (Koninklijke Belgische Voetbalbond/Union Royale Belge des Sociétés de Football Association/Königlicher Belgischer Fußballverband)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Eden Hazard: esta verdadeira joia do futebol nasceu na Bélgica mas foi revelada pelo futebol francês, no Lille. É um atleta veloz, habilidoso, com boa visão de jogo e que faz muitos gols.

FIQUE DE OLHO- Adnan Januzaj: depois de muita polêmica, Januzaj, de 19 anos, optou por defender a Bélgica mesmo. Ele foi efetivado das bases do Manchester United em 2013 e já anotou quatro gols pelos Red Devils. Agora, são os Diables Rouges quem esperam por esses gols neste mundial. Vale lembrar que Januzaj ainda pode jogar pelo Kosovo futuramente caso a FIFA reconheça a federação do país.

CAPITÃO- Vincent Kompany: muitos o consideram o melhor zagueiro do mundo, e não sem motivos. O grandão Kompany (de 1,93m) é muito forte, mas também tem qualidade no passe, faz alguns dribles e costuma subir para o ataque. É também capitão do Manchester City e já ergueu duas taças na Premier League pelos Citizens. Possui ascendência congolesa.

TÉCNICO- Marc Wilmots: quando o ex-meia Wilmots jogava, a Bélgica vivia momentos muito mais felizes com relação à copa do mundo, afinal, ele esteve presente nas quatro últimas vezes em que o Diables Rouges tiveram o direito de jogar um mundial -1990, 1994, 1998 e 2002. De volta à seleção de seu país (como auxiliar de 2009 a 2012 e como treinador a partir de 2012), Wilmots leva a Bélgica de volta aos mundiais, agora no banco de reservas. Curiosidade: o zagueiro Van Buyten foi seu colega de seleção em 2002.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Thibaut Courtois (Atlético Madrid, Espanha)
Simon Mignolet (Liverpool, Inglaterra)
Sammy Bossut (Zulte Waregem, Bélgica)

Defensores:
Toby Alderweireld (Atlético Madrid, Espanha)
Thomas Vermaelen ( Arsenal, Inglaterra)
Vincent Kompany (Manchester City, Inglaterra)
Jan Vertonghen (Tottenham Hotspur, Inglaterra)
Daniel Van Buyten (Bayern München, Alemanha)
Nicolas Lombaerts (Zenit Saint Petersburg, Rússia)
Anthony Vanden Borre (Anderlecht, Bélgica)
Laurent Ciman (Standard Liège, Bélgica)

Meio-Campistas:
Axel Witsel (Zenit Saint Petersburg, Rússia)
Kevin De Bruyne (Wolfsburg, Alemanha)
Marouane Fellaini (Manchester United, Inglaterra)
Steven Defour (Porto, Portugal)
Mousa Dembélé (Tottenham Hotspur, Inglaterra)
Nacer Chadli (Tottenham Hotspur, Inglaterra)

Atacantes:
Romelu Lukaku (Everton, Inglaterra)
Eden Hazard (Chelsea, Inglaterra)
Kevin Mirallas (Everton, Inglaterra)
Dries Mertens (Napoli, Itália)
Divock Origi (Lille, França)
Adnan Januzaj (Manchester United, Inglaterra)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-2-3-1:


Belgium 4-2-3-1 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: pode surpreender

Nenhum comentário:

Postar um comentário