segunda-feira, 9 de junho de 2014

Nigéria: Saudades

Imagem extraída do Facebook oficial de Victor Moses- https://www.facebook.com/VictorMoses1990

Uma das maiores preocupações de Paulo César Caju com o futebol africano era o fato do jogo do continente se apoiar muito mais na força do que no molejo. O resultado é que os jogadores ficam fortes como touros mas perdem todo o gingado para dar um drible ou fazer uma tabela.

Quando vi a Nigéria durante a Copa das Confederações no ano passado, foi impossível não lembrar das palavras de Caju. Os nigerianos eram grandes, fortes, corriam muito, mas apresentavam um jogo muito pesado em campo. Me deu uma saudade dos tempos de Okocha, Babangida e Kanu...

A equipe que virá para a próxima copa do mundo não será muito diferente daquela que vimos em nossos gramados. O treinador Stephen Keshi manteve a base do time que veio no ano passado, a mesma que venceu a Copa Africana de Nações também em 2013.

Os atletas mais conhecidos do grupo são John Obi Mikel, Victor Moses (ambos campeões da Champions League 2011-12 pelo Chelsea), o goleiro Vincent Enyeama (do Lille) e o jovem volante Ogenyi Onazi (da Lazio).

Os nigerianos têm condições de repetir o desempenho dos anos 90, quando chegaram às oitavas em 94 e 98, quando tinham Okocha e Babangida no elenco. O Grupo F não é muito complexo -apenas a Argentina tem tradição em copas do mundo, enquanto Bósnia e Irã ainda buscam projeção. Único problema: quando enfrentaram adversários de fora da África em seus três últimos amistosos (México, Escócia e Grécia), as Super Águias não passaram de empates, mesmo diante de três rivais de pouca tradição no futebol.


COMO SE CLASSIFICOU: derrotou a Etiópia durante a fase final das eliminatórias africanas

GRUPO- F: composto por Argentina (cabeça-de-chave), Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria

ASSOCIAÇÃO: NFF (Nigeria Football Federation)

FEDERAÇÃO: CAF (África)


DESTAQUE DO TIME- Obi Mikel: o volante Mikel vive muitos altos e baixos no Chelsea, mas na Nigéria ele ainda é a principal referência do time. É um bom marcador e tem muita velocidade nos contra-ataques.

FIQUE DE OLHO- Victor Moses: parceiro de Mikel no Chelsea (estava emprestado ao Liverpool nesta temporada), Moses ficou fora da última Copa das Confederações. Desta vez, contudo, as Super Águias contarão com a velocidade deste jovem meia-atacante de 24 anos.

CAPITÃO- Vincent Enyeama: goleiro, vem para sua terceira copa do mundo. Foi nomeado capitão das Super Águias para a copa. Curiosamente, o antigo capitão, Joseph Yobo, também estará presente no mundial.

TÉCNICO- Stephen Keshi: o ex-zagueiro Keshi é um dos poucos africanos que comanda uma seleção de seu continente, uma vez que as muitas federações de lá optam por técnicos europeus. Ele jogou com aquela geração dos anos 90 e esteve presente no mundial de 94. Keshi já dirigiu mais duas seleções africanas: o Togo de Emmanuel Adebayor e o Mali de Seydou Keita.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Vincent Enyeama (Lille, França)
Austin Ejide (Hapoel Be'er Sheva, Israel)
Chigozie Agbim (Gombe United, Nigéria)

Defensores:
Joseph Yobo (Norwich City, Inglaterra)
Efe Ambrose (Celtic, Escócia)
Godfrey Oboabona (Çaykur Rizespor, Turquia)
Azubuike Egwuekwe (Warri Wolves, Nigéria)
Kenneth Omeruo (Middlesbrough, Inglaterra)
Juwon Oshaniwa (Ashdod, Israel)
Kunle Odunlami (Sunshine Stars, Nigéria)

Meio-Campistas:
John Obi Mikel (Chelsea, Inglaterra)
Victor Moses (Liverpool, Inglaterra)
Ejike Uzoenyi (Enugu Rangers, Nigéria)
Ogenyi Onazi (Lazio, Itália)
Reuben Gabriel (Waasland-Beveren, Bélgica)
Michel Babatunde (Volyn Lutsk, Ucrânia)
Ramon Azeez (Almería, Espanha)


Atacantes:
Peter Odemwingie (Stoke City, Inglaterra)
Ahmed Musa (CSKA Moscow, Rússia)
Emmanuel Emenike (Fenerbahçe, Turquia)
Uche Nwofor (Heerenveen, Holanda)
Shola Ameobi (United, Inglaterra)
Michael Uchebo (Cercle Brugge, Bélgica)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-3-3:


Nigeria 4-3-3 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: oitavas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário