domingo, 8 de junho de 2014

França: Uma Completa Incerteza

Imagem extraída de https://www.facebook.com/equipedefrance

Com toda a honestidade, não sei o que esperar da França neste mundial. Talvez consigam ser campeões novamente após dezesseis anos, talvez deem um novo vexame como em 2010.

O vexame na África do Sul motivou a federação de futebol do país a iniciar um processo de renovação, afinal os Bleus ainda se apegavam em demasia àquela geração que foi campeã em 98, mas os jogadores estavam envelhecendo, não tinham mais o mesmo rendimento em campo e ainda houve desentendimentos nos bastidores.

Veio o ano de 2012, quando a seleção comandada pelo ex-zagueiro Laurent Blanc foi testada em um torneio oficial, a Euro 2012. A equipe renovada jogou um bom futebol, mais leve e mais agradável. Mas os problemas nos bastidores continuaram, a França foi eliminada das quartas-de-final para a Espanha, o treinador Blanc foi demitido e vários atletas foram punidos.

Assumiu o ex-volante Didier Deschamps, capitão dos Bleus em 98 e treinador do Marseille. Lembro-me que Caju sempre fazia críticas ao estilo do treinador pelo estilo de jogo adotado. E, infelizmente, as críticas faziam sentido, afinal vi uma França marcando muito e criando pouco. O desempenho dos Bleus nesse período foi totalmente irregular e a França penou para se classificar, chegando a levar alguns sustos da Ucrânia durante a repescagem.

A convocação também ficou muito longe do meu agrado. Vários bons jogadores como Nasri e Ménez ficaram de fora, além do craque Franck Ribéry (esse por lesão). Prevejo uma França bastante defensiva nesta Copa 2014. Para compensar, Benzema, Griezmann, Giroud, Pogba e Valbuena devem nos oferecer bons momentos.

A França, a meu ver, consegue se classificar em primeiro no Grupo E pelo fato dos rivais não terem muita tradição e também sabendo-se que a maioria dos adversários respeita muito os Bleus. O que vai acontecer durante o mata-mata, no entanto, vai depender muito de como o time vai evoluir.


COMO SE CLASSIFICOU: repescagem contra a Ucrânia

GRUPO- E: composto por Suíça (cabeça-de-chave), Equador, França e Honduras

ASSOCIAÇÃO: FFF (Fédération Française de Football)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Karim Benzema: lembro-me quando Benzema era só um garoto que surgiu no Lyon ao final da década passada e rapidamente virou sensação na Europa. Ele foi contratado pelo Real Madrid em 2009 com o status de estrela, fez seus golzinhos, mas nunca foi unanimidade. A conquista da Champions e um bom desempenho na copa seriam a consagração deste atleta que é considerado o sucessor de Zidane -ambos descendem da Argélia e são estrelas do time merengue.

FIQUE DE OLHO- Paul Pogba: volante que foi dado "de graça" do Manchester United para a Juventus, onde se destacou, conquistou rapidamente a titularidade e virou alvo de dezenas de clubes. Marca bastante, mas também tem boa qualidade no passe.

CAPITÃO- Hugo Lloris: remanescente da terrível campanha de 2010, Lloris foi nomeado capitão por Laurent Blanc e foi mantido no posto por Deschamps. É um bom goleiro, mas já chegou a ser contestado em seu clube, o Tottenham.

TÉCNICO- Didier Deschamps: foi ele quem ergueu o primeiro troféu pela França em copas do mundo. Dezesseis anos após o feito, Deschamps retorna aos mundiais, desta vez no banco de reservas. É um treinador bem sucedido no Marseille, mas seu estilo de jogo prioriza mais a marcação em detrimento à criação de oportunidades. Tem uma carreira vitoriosa como jogador no próprio Marseille e também na Juventus.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Hugo Lloris (Tottenham Hotspur, Inglaterra)
Stéphane Ruffier (Saint Étienne, França)
Mickaël Landreau (Bastia, França)

Defensores:
Mathieu Debuchy (Newcastle United, Inglaterra)
Patrice Evra (Manchester United, Inglaterra)
Raphaël Varane (Real Madrid, Espanha)
Mamadou Sakho (Liverpool, Inglaterra)
Eliaquim Mangala (Porto, Portugal)
Bacary Sagna (Arsenal, Inglaterra)
Lucas Digne (Paris Saint-Germain, França)
Laurent Koscielny (Arsenal, Inglaterra)

Meio-Campistas:
Yohan Cabaye (Paris Saint-Germain, França)
Rémy Cabella (Montpellier, França)
Mathieu Valbuena (Marseille, França)
Rio Mavuba (Lille, França)
Blaise Matuidi (Paris Saint-Germain, França)
Moussa Sissoko (Newcastle United, Inglaterra)
Paul Pogba (Juventus, Itália)
Morgan Schneiderlin (Southampton, Inglaterra)

Atacantes:
Olivier Giroud (Arsenal, Inglaterra)
Karim Benzema (Real Madrid Espanha)
Loïc Rémy (Queens Park Rangers, Inglaterra)
Antoine Griezmann (Real Sociedad Espanha)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-3-3:


France 4-3-3 football formation
Imagem obtida via footballuser.com

EXPECTATIVA: quartas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário