sexta-feira, 6 de junho de 2014

Japão: É Hora de Colher os Frutos

Imagem extraída de https://www.facebook.com/samuraiblue

Eu me lembro quando o futebol profissional no Japão ainda engatinhava lá pelo começo dos anos 90. Na ocasião, eles convidaram dezenas de atletas brasileiros para disputar sua recém-profissionalizada liga com o objetivo de ensinar os meninos do Japão a jogar bola. Os japoneses não demonstravam muita intimidade com a bola nas primeiras copas do mundo disputadas, mas era inegável o quanto eles tinham vontade de jogar.

Quase 25 anos depois, observa-se como os japoneses progrediram desde então. Dezenas de jovens nascidos na Terra do Sol nascente estão fazendo sucesso na Europa, em especial na Alemanha. Eles jogam com muita leveza, agilidade e sabem como envolver o rival com passes. Os treinadores souberam tirar proveito da determinação e da disciplina nipônica para aprimorar as habilidades dos garotos.

Okazaki, Uchida, Hasebe, Honda, Yoshida e Kagawa são alguns dos japoneses que fazem sucesso no Velho Continente. Quem os viu jogar na última Copa das Confederações, pode esperar por muito jogo coletivo e velocidade. O Grupo C, do qual o Japão faz parte, não tem rivais de peso e os japoneses podem sonhar com a vaga nas oitavas.


COMO SE CLASSIFICOU: primeiro colocado do grupo B das eliminatórias asiáticas

GRUPO- C: composto por Colômbia (cabeça-de-chave), Grécia, Costa do Marfim e Japão

ASSOCIAÇÃO: JFA (Japan Football Association)/日本サッカー協会

FEDERAÇÃO: AFC (Ásia)


DESTAQUE DO TIME- Shinji Kagawa: Kagawa trocou o Borussia Dortmund pelo Manchester United em 2012. Infelizmente, o japonês de 25 anos não se firmou nos Red Devils dada a grande concorrência no ataque por lá. No Japão, contudo, ele ainda é a maior esperança de levar a seleção de seu país o mais longe possível neste mundial. É um atleta típico da atual escola japonesa: leve, ágil, com qualidade no passe e alguma boas jogadas individuais.

FIQUE DE OLHO- Goutoku Sakai: você assistiu à final da DFB Pokal 2012-13? Então, deve se lembrar do garoto Sakai, que tem apenas 23 anos e deu uma canseira no Bayern junto com seu compatriota Okazaki quando jogavam juntos pelo Stuttgart. O jovem zagueiro entrou no decorrer daquela partida, não cometeu nenhuma falta no jogo, melhorou a defesa e ainda ajudou a articular contra-ataques velozes.

CAPITÃO- Makoto Hasebe: mais um japonês que se projetou para o mundo no futebol alemão. Hasebe não conseguiu evitar o rebaixamento de seu time, o Nürnberg, mas parece os esforços da equipe foram reconhecidos. Tanto, que ele e o suíço Drmić foram chamados para jogar a Copa do Mundo. É o capitão da equipe desde 2011 e já tem um título continental pela sua seleção.

TÉCNICO- Alberto Zaccheroni: o italiano Zaccheroni já dirigiu quase todos os grandes clubes de seu país (Milan, Inter, Juventus, Lazio, Udinese, Torino, ...) mas tem apenas uma Serie A pelo Milan em 1990. À frente do Japão desde 2010, ele derruba aquela ideia de que todos os treinadores italianos são "retranqueiros" ao fazer os Samurais Azuis jogarem com a bola no chão, apresentarem um futebol envolvente, leve e ofensivo. Ele se deu tão bem no Japão que já é cotado até mesmo para voltar à Europa.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Eiji Kawashima (Standard Liège, Bélgica)
Shuusaku Nishikawa (Urawa Red Diamonds, Japão)
Shuuichi Gonda (FC Tokyo, Japão)

Defensores:
Atsuto Uchida (Schalke 04, Alemanha)
Goutoku Sakai (Stuttgart, Alemanha)
Yuuto Nagatomo (Internazionale, Itália)
Masato Morishige (FC Tokyo, Japão)
Yasuyuki Konno (Gamba Osaka, Japão)
Masahiko Inoha (Júbilo Iwata, Japão)
Hiroki Sakai (Hannover 96, Alemanha)
Maya Yoshida (Southampton, Inglaterra)

Meio-Campistas:
Yasuhito Endou (Gamba Osaka, Japão)
Toshihiro Aoyama (Sanfrecce Hiroshima, Japão)
Hotaru Yamaguchi (Cerezo Osaka, Japão)
Makoto Hasebe (Eintracht Frankfurt, Alemanha)
Keisuke Honda (Milan, Itália)
Hiroshi Kiyotake (Nürnberg, Alemanha)

Atacantes:
Shinji Okazaki (Mainz 05, Alemanha)
Shinji Kagawa (Manchester United, Inglaterra)
Yoichiro Kakitani (Cerezo Osaka, Japão)
Yoshito Ookubo (Kawasaki Frontale, Japão)
Yuuya Oosako (Köln, Alemanha)
Manabu Saitou (Yokohama F. Marinos, Japão)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-2-3-1


Japan 4-2-3-1 football formation
Imagem obtida via footballuser.com

EXPECTATIVA: oitavas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário