quinta-feira, 12 de junho de 2014

Considerações Finais Antes da Estréia

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF

1- O time do Brasil é sólido, mas apresenta fraquezas que se tornaram evidentes nos dois últimos amistosos, como a falta de criatividade no meio-de-campo (quando Oscar fica muito marcado ou não joga bem, o Brasil não consegue mais criar), os espaços deixados nas subidas dos laterais Dani Alves e Marcelo quando resolvem subir, e a insistência de se usar Neymar como winger quando ele é atacante.

2- Dos três times que o Brasil enfrenta na primeira fase, a Croácia é justamente o mais forte por ter jogadores em boa fase e por jogar ofensivamente. O México está em má fase e Camarões é uma equipe bastante irregular. Vencer os Enxadrezados é fundamental para causar uma boa impressão na estréia e também para dar tranquilidade na classificação.

3- O Brasil joga com a torcida a seu lado e isso faz toda a diferença em campo. Mas isso também pode se voltar contra a Seleção caso o time jogue mal. Toda a festa pode se transformar em tragédia em caso de uma atuação ruim ou, o que é pior, em caso de eliminação. Quanto maior a expectativa criada, mais dolorosa será a decepção em caso de fracasso. Sempre invocamos o episódio de 1950 como exemplo disto.

4- As greves e protestos estão acontecendo justamente em um momento em que o Brasil mais está em evidência na imprensa mundial e também em uma ocasião em que os governantes precisam ter seus serviços funcionando perfeitamente. Sempre fui favorável às manifestações e continuo sendo. É preciso, no entanto, ter bom senso em seu uso. Os protestos são como a energia nuclear: trazem muitos benefícios quando bem empregados, mas podem destruir um país inteiro em caso de uso indiscriminado.

5- Com toda a honestidade, acho que o desempenho do Brasil na Copa terá pouca ou mesmo nenhuma influência nas eleições do Brasil. Um articulista do jornal Lance descreveu como o sucesso de nossa Seleção em 2002 e os fracassos de 2006 e 2010 não tiveram nenhuma interferência na política do país.

Boa sorte a todas as seleções. Que vença a melhor equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário