quarta-feira, 11 de junho de 2014

Coréia do Sul: Renovação em Progresso

Imagem extraída de https://www.facebook.com/kfa.or.kr

A Coréia do Sul participou de oito copas do mundo seguidas (de 1986 a 2014), e ainda conquistou um grande quarto lugar em casa no ano de 2002. Se na Ásia eles já eram temidos, eles passaram a ser respeitados também no Ocidente com a boa campanha em casa naquele mundial e também com o sucesso de seu maior jogador, o meia Park Ji-Sung, ídolo do Manchester United, ganhador da Champions League 2007-08 e vice nas campanhas 2008-09 e 2010-11.

A última copa do mundo, contudo, a Seleção Sul-Coreana contou com um elenco bastante envelhecido (havia oito atletas com 28 anos ou mais) e era necessário, portanto, começar um novo ciclo.

O grande teste se deu nos jogos olímpicos de 2012, quando os Taegeuk Warriors trouxeram a medalha de bronze na mala.

Após dois anos, chegou a hora de sabermos se a renovação gerou frutos. Muitos jogadores que estiveram em Londres virão ao Brasil e terão a grande missão de honrar a tradição sul-coreana em copas. E o resultado pode ser ainda melhor que a expectativa, afinal o Grupo H não tem rivais com tradição em mundiais.

O desempenho recente da Coréia do Sul, no entanto, não é dos mais animadores, com muitas derrotas, incluindo duas goleadas por 4x0 do México e de Gana. Neste ano, os Taegeuk Warriors só ganharam da Grécia e da Costa Rica com placares apertados. Talvez, a juventude da equipe esteja pesando na hora de decidir uma partida.

O elenco não terá sua grande estrela, que se aposentou em 2012. Mas um certo garoto muito promissor deve brilhar neste mundial.


COMO SE CLASSIFICOU: primeiro lugar no Grupo A das eliminatórias asiáticas

GRUPO- H: composto por Bélgica (cabeça-de-chave), Argélia, Rússia e Coréia do Sul

ASSOCIAÇÃO: KFA (Korea Football Association/대한축구협회)

FEDERAÇÃO: AFC (Ásia)


PROMESSA E DESTAQUE DO TIME- Son Heung-Min: ele tem apenas 21 anos, foi revelado pelo Hamburger/Hamburgo, transferiu-se na última temporada para o Leverkusen e está brilhando no futebol alemão. Já é titular em sua nova equipe e tem 10 gols em 31 jogos disputados, incluindo um hat-trick contra seu ex-clube. Pelo jeito, o jovem sul-coreano fez o torcedor do Bayer se esquecer rapidamente do antigo dono da posição, André Schürrle.

CAPITÃO- Koo Ja-Cheol: provavelmente, é o mais jovem capitão desta copa do mundo com apenas 25 anos. Joga há três anos no futebol alemão onde já defendeu três clubes: Wolfsburg, Augsburg e Mainz. É conhecido por sua visão de jogo.

TÉCNICO- Hong-Myung-Bo: ele tem a experiência de quatro copas do mundo disputadas por seu país e foi capitão na inesquecível campanha de 2002. Foi ele o treinador na boa campanha sul-coreana nos jogos olímpicos em Londres, fato que o credenciou a treinar a equipe principal e dar continuidade ao processo de renovação do time.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Jung Sung-Ryong (Suwon Bluewings, Coréia do Sul)
Kim Seung-Gyu (Ulsan Hyundai, Coréia do Sul)
Lee Bum-Young (Busan IPark, Coréia do Sul)

Defensores:
Kim Chang-Soo (Kashiwa Reysol, Japão)
Yun Suk-Young (Queens Park Rangers, Inglaterra)
Kwak Tae-Hwi (Al-Hilal, Arábia Saudita)
Kim Young-Gwon (Guangzhou Evergrande, China)
Hwang Seok-Ho (Sanfrecce Hiroshima, Japão)
Lee Yong (Ulsan Hyundai, Coréia do Sul)
Hong Jeong-Ho (Augsburg, Alemanha)
Park Joo-Ho (Mainz 05, Alemanha)

Meio-Campistas:
Kim Bo-Kyung (Cardiff City, País de Gales)
Ha Dae-Sung (Beijing Guoan, China)
Koo Ja-Cheol (Mainz 05, Alemanha)
Han Kook-Young (Kashiwa Reysol, Japão)
Park Jong-Woo (Guangzhou R&F, China)
Ki Sung-Yueng (Swansea City, País de Gales)
Lee Chung-Yong (Bolton Wanderers, Inglaterra)

Atacantes:
Son Heung-Min (Bayer Leverkusen, Alemanha)
Park Chu-Young (Arsenal, Inglaterra)
Lee Keun-Ho (Sangju Sangmu, Coréia do Sul)
Kim Shin-Wook (Ulsan Hyundai, Coréia do Sul)
Ji Dong-Won (Borussia Dortmund, Alemanha)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-2-3-1:


South Korea 4-2-3-1 football formation
Imagem obtida via footballuser.com

EXPECTATIVA: deve ficar na fase de grupos.


É isso aí, queridos leitores e leitoras! Fizemos uma análise das 32 seleções que irão disputar o mundial que se inicia amanhã com a partida entre Brasil e Croácia!

Obviamente, nem sempre o desempenho das equipes corresponde às expectativas, afinal em um torneio de tiro curto como a Copa do Mundo tudo pode acontecer, sobretudo no mata-mata quando os classificados serão decididos em partida única.

Espero que vocês tenham gostado das análises, mas se você tiver dúvidas, sugestões, elogios ou críticas, não deixe de escrever!

Um grande abraço!

Equipe FarmaFootball

Nenhum comentário:

Postar um comentário