sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Seleção da Terceira Rodada

Imagem extraída do Facebook oficial de James Rodríguez- https://www.facebook.com/10Jamesrodriguez


Terceira rodada da fase de grupos é quase sempre a mesma coisa: como a maioria dos times já entra classificada, os treinadores colocam os reservas em campo e a temperatura dos jogos costuma ser morna. Assim eu pensava.

Para a minha felicidade, não faltaram bons jogos na terceira rodada. E muitos reservas, ansiosos por titularidade, aproveitaram para mostrar serviço.

Enquanto isso, nos jogos que ainda havia algo em disputa, não sobrou emoção para os espectadores.

A partida que mais me agradou foi a goleada que a Colômbia aplicou no Japão. E olha que os Cafeteros entraram com time misto e estão desfalcados de seu principal jogador, Facao García. Imagina se El Tigre tivesse vindo ao Brasil...

Por outro lado, alguns times pareciam não terem vontade de se classificar. Japão, Costa do Marfim, Irã e Itália poderiam ter sido melhores em campo. Bem melhores.

Sem mais delongas, vamos à seleção desta última rodada da fase de grupos (esquema 4-3-3).


GOLEIRO:

Alexander Domínguez (Equador): não conseguiu evitar a eliminação da Tricolor, mas fez grandes defesas e anulou até chutes à queima-roupa. Foi uma pena, pois se tivesse conseguido, teria sido o herói da classificação.


LATERAIS:

Jérôme Boateng (Alemanha): não vi nenhum norte-americano atacar pelo seu lado, o direito, e arriscou algumas subidas a despeito de ser zagueiro de origem.

Jan Vertonghen (Bélgica): ganha a menção de melhor lateral-esquerdo da rodada só por causa do gol da vitória em um cenário totalmente adverso, com um jogador a menos. Mas ainda oferece muito espaço para os rivais jogarem.


ZAGUEIROS:

Diego Godín (Uruguai): ganhou todas pelo alto quando a Itália veio para cima e ainda fez o gol da classificação celeste.

Rafael Márquez (México): anulou o forte ataque croata e ainda fez um gol.


VOLANTE:

Fernandinho (Brasil): mudou a cara do jogo contra Camarões ao dar vida a um meio-de-campo totalmente apático. Deu uma assistência e fez um gol.


MEIAS:

James Rodríguez (Colômbia): um golaço e duas assistências. Massacrou o Japão e fez toda a diferença em campo. Precisa dizer mais?

Juan Mata (Espanha): melhorou o meio-de-campo espanhol no segundo tempo e ainda fez o dele. Quando Xavi deixar a Furia, temos um aqui bom candidato à sucessão.


WINGERS:

Neymar (Brasil): foi o único que jogou alguma coisa durante o primeiro tempo contra Camarões e fez dois gols. Se não fosse por ele, os Leões Indomáveis é que estariam na frente.

Xherdan Shaqiri (Suíça): tudo bem que o adversário foi a fraquinha Honduras, mas o camisa 23 fez um hat-trick para ficar na memória do torcedor.


ATACANTE:

Lionel Messi (Argentina): praticamente, carregou sua seleção nas costas no jogo contra a Nigéria. Tanto que, quando foi substituído por Ricky, a Albiceleste deixou de produzir.


TREINADOR:

Vicente Del Bosque (Espanha): o fato de seu time ter perdido nas duas primeiras partidas não invalida o triunfo que ele teve sobre a já eliminada Austrália. Talvez, se tivesse feito as alterações feitas contra os Socceroos nos jogos anteriores, tivesse um desempenho melhor no mundial, em especial a escalação de Juan Mata. O jogo de despedida da Furia deste mundial mostra que ainda vale a pena acreditar, sim, no Tiki-Taka.


DESTAQUE DA RODADA:

James Rodríguez: craque. É o jogador que mais está me dando gosto de ver em campo neste mundial junto com Arjen Robben. Tem tudo para ganhar algum prêmio individual nesta copa.


A seleção da terceira rodada em minha opinião armada no
esquema 4-3-3 (imagem obtida via this11.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário