sábado, 7 de junho de 2014

Inglaterra: Cadê a Alegria?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/EnglandTeam

Eu gosto de acompanhar a Premier League, campeonato que sempre reúne grandes times e grandes jogadores. É verdade que muitos times jogam mais na força do que na técnica e há muitos atletas de cintura dura por lá, mas os craques costumam compensar tudo isso.

Já a Seleção... Que me desculpem os ingleses, mas não consigo me animar com o futebol apresentado pelo selecionado do país. Muitos comentaristas gostam de chamar alguns astros do English Team de "craques", mas muitos deles não têm molejo para fazer um drible sequer e atuam de fora quase robótica. Compactuo com algumas das opiniões do grande Paulo César Caju nesse sentido (vejam bem, eu disse algumas, mas não todas as opiniões do articulista).

A Inglaterra, no presente momento, vai passando por um processo de renovação. Terry (que já havia anunciado sua aposentadoria da seleção) e Cole já não foram convocados, e o capitão Steven Gerrard já anunciou que este será seu último mundial. Enquanto isso, uma nova geração de garotos vai tomando o lugar dos veteranos, como Wilshere, Oxlade-Chamberlain, Smalling, Sturridge e Walcott -este último, infelizmente, não virá à copa após romper um ligamento cruzado.

Minha esperança é justamente que essa garotada acrescente gingado ao selecionado inglês pelos próximos anos. Foram os ingleses que inventaram o futebol, e agora que eles o reinventem com mais alegria.

Em termos de desempenho, a Inglaterra tem apenas um título (1966) e um quarto lugar (1990) em copas do mundo. Nos últimos mundiais, o mais longe que os ingleses conseguiram ir foi às quartas-de-final em 2002 e 2006. Sempre apontam o English Team como favorito em copas, mas faz muito tempo que a Seleção Inglesa não faz jus à toda essa expectativa.


COMO SE CLASSIFICOU: líder do Grupo H das eliminatórias europeias

GRUPO- D: composto por Uruguai (cabeça-de-chave), Costa Rica, Inglaterra e Itália

ASSOCIAÇÃO: FA (The Football Association)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Wayne Rooney: o astro do Manchester United já viveu dias melhores, tanto no seu clube quanto em sua seleção. Mas ele ainda é a principal referência do time no ataque e é a grande estrela da Seleção Inglesa.

FIQUE DE OLHO- Luke Shaw: o Southampton é um time coadjuvante na Premier League, mas é um dos poucos clubes ingleses na primeira divisão que ainda apostam forte na formação e efetivação de atletas. Shaw tem apenas 18 anos (faz 19 em julho), mas já ajudou seu pequeno time a terminar na oitava posição da Premier League 2013-14. Alguns já o apontam como sucessor de Ashley Cole e ele já é especulado em vários grandes clubes. Bom trabalho, Southampton!

CAPITÃO- Steven Gerrard: o bom-moço Steven Gerrard é reverenciado até mesmo por jogadores e torcedores rivais. Ele jogou durante toda a sua carreira no Liverpool e se tornou capitão dos Reds em 2003. Esta será sua segunda copa do mundo com a faixa de capitão -a primeira foi em 2010, quando assumiu o posto com as lesões de Terry e Ferdinand. Pode jogar como volante e meia-armador.

TÉCNICO- Roy Hodgson: assumiu a Seleção Inglesa em 2012, às vésperas da Eurocopa daquele ano. Comandou clubes de toda a Europa, além das seleções da Suíça, Emirados Árabes e Finlândia.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Joe Hart (Manchester City, Inglaterra)
Ben Foster (West Bromwich Albion, Inglaterra)
Fraser Forster (Celtic, Escócia)

Defensores:
Glen Johnson (Liverpool, Inglaterra)
Leighton Baines (Everton, Inglaterra)
Gary Cahill (Chelsea, Inglaterra)
Phil Jagielka (Everton, Inglaterra)
Chris Smalling (Manchester United, Inglaterra)
Luke Shaw (Southampton, Inglaterra)
John Stones (Everton, Inglaterra)
Jon Flanagan (Liverpool, Inglaterra)

Meio-Campistas:
Steven Gerrard (Liverpool, Inglaterra)
Jack Wilshere (Arsenal, Inglaterra)
Frank Lampard (Chelsea, Inglaterra)
Jordan Henderson (Liverpool, Inglaterra)
James Milner (Manchester City, Inglaterra)
Adam Lallana (Southampton, Inglaterra)
Ross Barkley (Everton, Inglaterra)
Phil Jones (Manchester United, Inglaterra)

Atacantes:
Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal, Inglaterra)
Raheem Sterling (Liverpool, Inglaterra)
Daniel Sturridge (Liverpool, Inglaterra)
Wayne Rooney (Manchester United, Inglaterra)
Danny Welbeck (Manchester United, Inglaterra)
Rickie Lambert (Southampton, Inglaterra)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-2-3-1:


England 4-2-3-1 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: quartas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário