domingo, 1 de junho de 2014

Boas Férias

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc

A nona rodada foi a última do Brasileirão 2014 antes da parada para a Copa do Mundo. Pois é, enquanto na maioria dos países europeus os campeonatos acabaram, o Brasil se recusa a adequar seu calendário à Europa. Essa pausa terá muita influência no desenrolar do torneio, isso sem falar nos times que foram prejudicados com as convocações e tiveram de liberar seus atletas para as seleções.

Comecemos pelo meu São Paulo que venceu o Galo, mas não mereceu e só faturou os três pontos por pura sorte. A falha do goleiro Giovanni e alguns lances da arbitragem considerados duvidosos tiveram muita interferência no resultado. E a atitude do Tricolor em campo não é digna de um time que deseja ser campeão ou voltar à Libertadores, com a equipe voando no primeiro tempo e relaxando na etapa final. A partida só termina quando acaba. O Soberano ainda foi beneficiado com os resultados da rodada, permanecendo no G-4 durante a pausa e se mantendo próximo aos concorrentes pela vaga na Libertadores.

O Cruzeiro deu um show em cima do perdido Flamengo e vai passar as "férias" na ponta. Palmas para o excelente time de Marcelo Oliveira, provavelmente o único que faz jus ao verdadeiro futebol brasileiro. Me entristece saber que nenhum jogador da Raposa foi testado nos amistosos da Seleção Brasileira nos últimos meses. Alguns deles como Fábio, Éverton Ribeiro, Willian e, com boa vontade, Ricardo Goulart e Dedé poderiam ser avaliados. E o problema do Mengão, pelo jeito, não era o treinador.

O jogo do Grêmio contra o Palmeiras foi uma tristeza. Pelo Tricolor, como o treinador me começa com o Maxi Rodríguez e o Zé Roberto no banco com a equipe precisando de criatividade no meio-de-campo? Pelo Palestra, eu não esperava muita coisa, com a equipe se esforçando muito e criando pouco. Ricardo Gareca, pelo jeito, terá muito trabalho para arrumar a casa no Verdão. Empate foi um resultado mais do que justo.

O Corinthians, de novo, estava com uma partida ganha em casa contra um rival considerado fraco (com todo respeito ao Fogão, mas o time não vai muito longe no Brasileirão na situação em que se encontra) e permitiu o empate do adversário no final. O que escrevi para o São Paulo, vale para o Timão também: quando se está na frente do placar, o negócio é atropelar o rival enquanto ele ainda sente o golpe, e não recuar todo o time do jeito em que foi feito. O Coringão já perdeu pontos desse jeito contra o São Paulo e contra o Atlético-PR. Será que não foi o bastante para aprender?

Tivemos, ainda, uma goleada do Coritiba sobre o Goiás com boa atuação de Alex e o Santos derrotando o Criciúma com Gabigol anotando um gol e dando passe para outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário