quarta-feira, 18 de junho de 2014

A Seleção da Primeira Rodada

Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München-
https://www.facebook.com/FCBayern

Bom dia, amigo leitor e leitora!

Com o término desta primeira rodada da fase de grupos, decidi fazer um breve balanço das partidas e também eleger os melhores jogadores por posição.

A grande maioria das partidas foi agradável, com muitas goleadas. Logo na abertura, o Brasil derrotou a Croácia por 3x1. No dia seguinte, a Holanda despachou a Espanha por 5x1 e o Chile surrou a Austrália por 3x1. Tivemos, ainda, goleadas da Colômbia sobre a Grécia, da França sobre Honduras, da Costa Rica sobre o Uruguai e a elegância da Alemanha combinada à eficiência sobre Portugal.

O nível do futebol jogado também me agradou, oferecendo muitas equipes ofensivas e que jogam no ataque e/ou trocando passes. Destaco aqui o futebol da Alemanha e da Holanda, os dois times que mais me agradaram pelo estilo de jogo -o toque de bola da Mannschaft e o dinamismo da Oranje.

Curioso notar que a maioria das equipes adota as duas linhas de quatro para marcar. Essa formação defensiva impede que o adversário consiga criar no campo de ataque e obriga o rival a chutar de longe, facilitando o trabalho dos goleiros, mas também deixa a equipe muito recuada. E alguns times, como o Japão e a Argélia, pagaram caro por se apoiarem em demasia nessa estratégia.

A arbitragem, por fim, deixou a desejar em algumas partidas com erros que tiveram interferência direta nos resultados. A FIFA já deu um passo à frente ao adotar a tecnologia para validar ou negar gols, mas, honestamente, acho que ela deveria se estender à análise de faltas, impedimentos e outros lances complicados nas partidas.

Sem mais delongas, vamos aos melhores jogadores desta rodada em minha opinião (formação 4-3-3/4-1-2-3).


GOLEIRO- Manuel Neuer (Alemanha): quando a fase é boa, o goleiro pega até pensamento. Neuer, além de não ter sofrido gols na rodada, foi fundamental no fim da partida quando Ronaldo começou a levar perigo ao gol da Alemanha. De certa forma, podemos dizer que o arqueiro do Bayern devolveu o placar sofrido na Allianz Arena (4x0) diante do Real Madrid de Ronaldo.

LATERAIS- Daley Blind (Holanda) e Pablo Armero (Colômbia): o ex-palmeirense Armero, para mim, foi o melhor pela esquerda pelo gol marcado e também não comprometeu na defesa. Pela direita, o jovem Blind, que eu já apontei como possível revelação deste mundial, jogou adiantado como winger e marcou pouco, mas fez uma grande apresentação diante da Espanha, sendo fundamental na goleada.

ZAGUEIROS- Mats Hummles (Alemanha) e Andrea Barzagli (Itália): Hummels e Barzagli foram totalmente seguros em suas respectivas partidas e não precisaram cometer faltas a despeito de estarem enfrentando adversários de peso -Portugal e Inglaterra, respectivamente. O defensor do Borussia Dortmund, ainda por cima, anotou um gol.

VOLANTE- Marouane Fellaini (Bélgica): o volante belga mudou o panorama da partida contra a Argélia ao subir muito para o ataque, mostrar boa presença de área e fazer o gol que iniciou a reação dos Diables Rouges.

MEIAS- Oscar (Brasil) e Thomas Müller (Alemanha): Oscar foi o melhor em campo contra a Croácia ao articular as jogadas mais perigosas, anotar um gol e dar o passe para Neymar fazer outro. Se vinha sendo contestado, o atleta do Chelsea deu a resposta na bola. O meia-atacante Müller fez três gols diante de Portugal, se movimentou bastante, demonstrou elegância nos passes e sempre levou muito perigo à meta defendida por Rui Patrício. Sem falar que ele já é o atual artilheiro deste mundial com o hat-trick diante da Seleção das Quinas.

WINGERS- Joel Campbell (Costa Rica) e Arjen Robben (Holanda): Campbell, que pertence ao Arsenal mas jogou pelo Olympiacos nesta temporada, não se deixou intimidar diante da tradição e da truculência dos uruguaios. Rápido, driblador e atrevido, Campbell fez um gol, mostrou visão de jogo no passe para Ureña e ainda enervou os rivais com seus belos lances. O holandês Robben jogou dos dois lados, se movimentou, deu passes, marcou e ainda fez dois gols. Será que alguém ainda discorda quando disse que ele deveria ter sido eleito o melhor de 2013?

ATACANTE- Robin Van Persie (Holanda): o golaço que o capitão deixou contra a Espanha -encobriu Casillas com um peixinho- já vale a menção.

TREINADOR- Louis Van Gaal (Holanda): demonstrou ousadia ao compensar a fraca defesa com muita movimentação e ousadia em campo, mesmo enfrentando a fortíssima Espanha na estréia. É desse tipo de atitude que nós precisamos dos técnicos, não apenas no Brasil mas também no mundo inteiro. Chega de pragmatismo e covardia em campo.


A seleção da rodada em minha opinião montada no
4-4-3 (obtido via this11.com).


Só não consegui eleger um craque para a rodada. Fiquei entre Arjen Robben e Thomas Müller, cujas imagens ilustram esta resenha. E, antes que me perguntem, não sou torcedor do Bayern, OK?

Concorda? Discorda? Escreva nos comentários!


Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- https://www.facebook.com/FCBayern

Nenhum comentário:

Postar um comentário