quinta-feira, 5 de junho de 2014

Chile: Técnica e Determinação

Imagem extraída de https://www.facebook.com/muro.seleccion.chilena

O futebol chileno vem apostado em treinadores argentinos desde 2007, quando Marcelo "El Loco" Bielsa assumiu, seguido por Claudio "Bichi" Borghi (ex-treinador do Colo Colo) em 2010 e agora Jorge Sampaoli (ex-treinador da Universidad de Chile) desde 2012. Todos os treinadores mencionados apostaram em uma formação bastante atípica para os dias de hoje, o 3-4-3, enquanto a maioria das seleções opta pelo 4-3-3 ou 4-2-3-1.

A qualidade do futebol também é indiscutível, como muito toque de bola, movimentação e pressão, tanto para marcar quanto para atacar. É uma equipe que joga um futebol leve mas, ao mesmo tempo, atua com muita raça e disposição em campo.

O retrospecto recente do Chile também anima. Das última 17 partidas disputadas, a Roja obteve 11 vitórias (incluindo dois triunfos por 2x0 sobre Uruguai e Inglaterra), arrancou empates contra rivais de peso (Espanha e Colômbia) e causou boa impressão na derrota por 1x0 pela Alemanha.

O meio-de-campo chileno tem vários atletas que sabem jogar com a bola no chão (Vidal, Valdívia e Aránguiz) e bons atacantes (Sánchez e Vargas).

Vale ainda mencionar que muitos dos selecionados já passaram pelos gramados brasileiros (Vargas, Valdívia, Mena, Pinilla e Aránguiz). Quem sabe o torcedor brasileiro não vá aos estádios apoiar os atletas de seus times de coração.


COMO SE CLASSIFICOU: terceiro lugar nas eliminatórias sul-americanas

GRUPO- B: composto por Espanha (cabeça-de-chave), Holanda, Chile e Austrália

ASSOCIAÇÃO: FFC (Federación de Fútbol de Chile)

FEDERAÇÃO: CONMEBOL (América do Sul)


DESTAQUE DO TIME- Arturo Vidal: Sampaoli chegou a declarar que esperaria por Vidal até o terceiro jogo da fase de grupos se fosse necessário. O volante Arturo Vidal forma o trio de meio-de-campo na Juventus junto com Pirlo e Pogba. Ele tem muita qualidade no passe, não costuma desistir de uma bola e costuma subir muito ao ataque. Estava lesionado e era dúvida para a Copa do Mundo, mas sua entrada no jogo de ontem contra a Irlanda do Norte tranquilizou torcedor.

FIQUE DE OLHO- Charles Aránguiz: uma das "crias" de Sampaoli na Universidad de Chile, o volante Aránguiz está no Brasil há pouco menos de seis meses, mas já tem muitos fãs no Internacional. Ele sabe jogar com a bola no chão, tem boa presença de área e faz muitos gols. Ele vai jogar "em casa" nesta Copa e pode tirar muito proveito disso.

CAPITÃO- Claudio Bravo: também capitão da Real Sociedad, Bravo é um goleiro que está há anos no País Basco, cujo estilo de futebol não difere muito do chileno -time escalado em 3-4-3 e muito toque de bola. Ele sabe jogar com os pés e participa bastante na elaboração das jogadas.

TÉCNICO- Jorge Sampaoli: Sampaoli fez sua fama na Universidad de Chile, quando conquistou a Sulamericana em 2011. É um adepto do estilo de Marcelo Bielsa e sempre faz reverência ao seu ídolo. O bom desempenho recente do Chile aliado ao futebol bem jogado mostram toda a competência do treinador no banco de reservas.


CONVOCADOS:

Goleiros:
Claudio Bravo (Real Sociedad, Espanha)
Cristopher Toselli (Universidad Católica, Chile)
Johnny Herrera (Universidad de Chile, Chile)

Defensores:
Eugenio Mena (Santos, Brasil)
Miiko Albornoz (Malmö, Suécia)
José Rojas (Universidad de Chile, Chile)
Gary Medel (Cardiff City, País de Gales)
Gonzalo Jara (Nottingham Forest, Inglaterra)
Mauricio Isla (Juventus, Itália)

Meio-Campistas:
Francisco Silva (Osasuna, Espanha)
Carlos Carmona (Atalanta, Itália)
Arturo Vidal (Juventus, Itália)
Jorge Valdívia (Palmeiras, Brasil)
Felipe Gutiérrez (Twente, Holanda)
Charles Aránguiz (Internacional, Brasil)
Marcelo Díaz (Basel, Suíça)
José Pedro Fuenzalida (Colo-Colo, Chile)

Atacantes:
Alexis Sánchez (Barcelona, Espanha)
Mauricio Pinilla (Cagliari, Itália)
Eduardo Vargas (Valencia, Espanha)
Fabián Orellana (Celta Vigo, Espanha)
Jean Beausejour (Wigan Athletic, Inglaterra)
Esteban Paredes (Colo-Colo, Chile)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 3-4-3/3-3-1-3:


Chile 3-4-3 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: pode surpreender

Nenhum comentário:

Postar um comentário