domingo, 29 de junho de 2014

O Davi que Derrubou Quatro Golias

Imagem extraída de https://www.facebook.com/fifaworldcup


Quem imaginava que a humilde Costa Rica pudesse superar três campeões mundiais (Uruguai, Itália e Inglaterra)? Os Ticos eram tidos como a seleção mais fraca de sua chave e, mesmo assim, terminaram na ponta com sobras. O segredo? Sabem diferenciar "respeito" de "medo". Eles têm plena consciência de que jamais irão a lugar algum enquanto sentirem medo de seus rivais. E assim fizeram em seus três primeiros jogos.

A Grécia não tem os títulos mundiais de Itália, Uruguai ou Inglaterra, mas impõe algum respeito pelo seu título na Euro 2004, conquistado sobre Portugal que na época era dirigido por Felipão. Mas os costarriquenhos não quiseram saber quantos títulos os gregos possuiam e os enfrentaram mantendo a mesma atitude das três primeiras partidas. Teoricamente, era um rival mais fácil que os três primeiros, embora os Ticos tenham sido um pouco mais cautelosos em função da regra das oitavas, onde quem perde cai fora.


Os dois times no 4-2-3-1. Primeiro tempo equilibrado.
Grécia com mais força, Costa Rica mais veloz e técnica
(imagem obtida via this11.com).


Os Ticos abriram o placar no começo do segundo tempo, mas perderam Duarte, expulso. Com um jogador a mais, a Grécia colocou mais atacantes em campo e apertou os costarriquenhos até conseguirem o gol de empate com Sokratis. O goleiro Navas mostrou em campo porque foi eleito o melhor da Espanha em 2013-14, fazendo muitos milagres durante toda a segunda etapa e também durante a prorrogação.


Com Duarte expulso, praticamente só Campbell ficou no campo de
ataque. Os demais costarriquenhos tentavam a qualquer custo
segurar o resultado. Deu certo até os acréscimos do segundo tempo,
quando Sokratis fez o gol salvador da Grécia (obtido via this11.com).


A indecisão se manteve durante a prorrogação e também nos pênaltis, até que a estrela de Keylor Navas brilhou novamente na cobrança de Gekas. A Costa Rica derruba mais um "Golias" e já se consagra como uma das grandes surpresas da Copa 2014.

Não gosto do futebol grego, mas também não posso deixar de parabenizá-los pelo esforço dentro de campo. Eles também eram a seleção mais fraca de sua chave e conseguiram um verdadeiro milagre diante da Costa do Marfim, que era bem mais time do que a Grécia.

Os Ticos já fizeram história como a melhor seleção da América Central em copas do mundo. Até onde podem chegar? Poderão fazer frente à Holanda? Mais um gigante pode cair nas quartas pelas mãos dos costarriquenhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário