sexta-feira, 6 de junho de 2014

Colômbia: A Ausência do Ídolo

Imagem extraída do Facebook oficial do James Rodríguez- https://www.facebook.com/10Jamesrodriguez

A atual geração da Colômbia é de empolgar qualquer um. James Radríguez, Jackson Martínez, Freddy Guarín, Pablo Armero, Cuadrado, Juan Camilo Zúñiga, ... Fazia tempo que uma seleção daquele país não apresentava tantos bons jogadores. Para ser exato, desde 1994. O retorno para a Copa do Mundo foi mais do que merecido. Não obstante, a Colômbia foi agraciada ao cair em um grupo sem adversários de peso, boas chances, portanto, de ir longe neste mundial.

Os Cafeteros, contudo, sofreram um duro golpe no começo deste ano. Seu principal jogador, o atacante Falcao García (com a camisa 9 na foto), rompeu um dos ligamentos cruzados de um de seus joelhos, não conseguiu se recuperar à tempo (processo que leva pelo menos seis meses) e acabou cortado daquele que seria seu primeiro mundial. Foi realmente uma grande perda até para a competição, que se vê privada do talento de "El Tigre".

A Seleção Colombiana é predominantemente jovem, o que contrasta com os veteraníssimos Mario Yepes (38 anos) e Faryd Mondragón (42 anos e esteve presente nos dois últimos mundiais disputados pela Colômbia, em 94 e 98).

Vale ficar de olho na Colômbia, afinal esta equipe joga um futebol bonito, tem muitos bons atletas e apresenta bom desempenho recente.


COMO SE CLASSIFICOU: segunda colocada nas eliminatórias sul-americanas

GRUPO- C: composto por Colômbia (cabeça-de-chave), Grécia, Costa do Marfim e Japão

ASSOCIAÇÃO: FCF (Federación Colombiana de Fútbol)

FEDERAÇÃO: CONMEBOL (América do Sul)


DESTAQUE DO TIME- Jackson Martínez: com a ausência de Falcao, caberá ao portista Jackson Martínez o papel de protagonista da Colômbia nesta copa. O jogador de 27 anos chegou à Europa através do Porto e ganhou projeção nos Dragões, assim como muitos atletas colombianos que estão brilhando hoje no Velho Continente, incluindo Guarín, James Rodríguez e o próprio Falcao. Esta história, aliás, já contei em um post há algum tempo atrás. Em dois anos de Porto, Martínez já anotou 46 gols em 60 jogos.

FIQUE DE OLHO- James Rodríguez: ele tem apenas 22 anos (completa 23 em julho) e já é bem conhecido no cenário internacional. Foi comprado pelo Monaco junto ao Porto por €45 milhões na última temporada e fez valer cada centavo do investimento com 13 assistências e 10 gols. E ele está mais do que acostumado a atuar ao lado de Martínez pelo Porto. A parceria pode render bons frutos também na copa.

CAPITÃO- Mario Yepes: com passagens pela Argentina, França e Itália, o veterano Mario Yepes desafia as limitações da idade. Ele tem experiência de sobra e promete surpreender os que o subestimam pela sua data de nascimento. Este será o primeiro mundial disputado por Yepes e, possivelmente, o único.

TÉCNICO- José Pékerman: o treinador argentino vem alcançando pela Colômbia o sucesso que não teve na seleção de seu país. Ele sabe que tem um grande time em mãos e que pode até surpreender neste mundial. A expectativa com relação ao selecionado, contudo, é enorme e o treinador também terá uma grande responsabilidade para evitar que todo esse oba-oba tire a equipe dos trilhos. Será o segundo mundial de Pékerman -o primeiro foi em 2006, pela Seleção Argentina.


CONVOCADOS:

Goleiros:
David Ospina (Nice, França)
Camilo Vargas (Santa Fe, Colômbia)
Faryd Mondragón (Deportivo Cali, Colômbia)

Defensores: 
Cristián Zapata (Milan, Itália)
Mario Yepes (Atalanta, Itália)
Santiago Arias (PSV, Holanda)
Pablo Armero (West Ham United, Inglaterra)
Éder Álvarez Balanta (River Plate, Argentina)
Juan Camilo Zúñiga (Napoli, Itália)
Carlos Valdés (San Lorenzo, Argentina)
Juan Guillermo Cuadrado (Fiorentina, Itália)

Meio-Campistas:
Aldo Leão Ramírez (Morelia, México)
Carlos Sánchez (Elche, Espanha)
Abel Aguilar (Toulouse, França)
James Rodríguez (Monaco, França)
Fredy Guarín (Internazionale, Itália)
Víctor Ibarbo (Cagliari, Itália)
Alexander Mejía (Atlético Nacional, Colômbia)
Juan Fernando Quintero (Porto, Portugal)

Atacantes:
Jackson Martínez (Porto, Portugal)
Teófilo Gutiérrez (River Plate, Argentina)
Carlos Bacca (Sevilla, Espanha)
Adrián Ramos (Hertha BSC, Alemanha)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-4-2:


Colombia 4-4-2 football formation
Imagem obtida via footballuser.com


EXPECTATIVA: pode surpreender

Nenhum comentário:

Postar um comentário