domingo, 8 de junho de 2014

Suíça: Uma Seleção de Contrastes

Imagem extraída do Facebook oficial de Gökhan Inler- https://www.facebook.com/Goekhan.Inler

A Seleção Suíça é uma grande contradição, a começar pelos seus jogadores. Recentemente, o governo do país aprovou uma lei (mediante votação popular) que restringe a circulação de imigrantes pela Suíça. E o que se vê observando os traços dos atletas da Schweizer Nati? Quase todos imigrantes ou descendentes de imigrantes. Turcos, alemães, africanos, albaneses/kosovares, italianos, bósnios, ... Um time cosmopolita que reúne dezenas de etnias diferentes.

Os contrastes também continuam no estilo de jogo. Do meio-de-campo para frente, observa-se atletas que jogam com leveza e sabem tratar uma bola com carinho, como Shaqiri, Xhaka, Seferović e Drmić. Mas na parte defensiva... Quem assistiu ao amistoso da Suíça contra o Brasil no ano passado, deve se lembrar de como os suíços bateram mais nos nossos jogadores do que na bola.

A Suíça tem um bom desempenho recente, classificou-se com relativa facilidade para o mundial (não perdeu nenhum jogo nas eliminatórias), mas nunca passou das quartas-de-final em copas do mundo.

Como o Grupo E tem apenas a França como adversário de peso, os suíços podem sonhar com, ao menos, uma vaga nas oitavas e, quem sabe, crescer no mata-mata.


COMO SE CLASSIFICOU: primeiro lugar no Grupo E das eliminatórias europeias

GRUPO- E: composto por Suíça (cabeça-de-chave), Equador, França e Honduras

ASSOCIAÇÃO: ASF-SFV (Association Suisse de Football/Associazione Svizzera di Football-Schweizerischer Fussballverband)

FEDERAÇÃO: UEFA (Europa)


DESTAQUE DO TIME- Xherdan Shaqiri: ele ainda não é titular do Bayern München, mas vem sendo preparado para suceder Franck Ribéry no time bávaro. O baixinho Shaqiri (1,69m) se destaca pela velocidade e pela leveza. Ele é de etnia albanesa, nasceu no Kosovo e imigrou para a Suíça quando ainda era criança para fugir das guerras de fragmentação da Iugoslávia.

FIQUE DE OLHO- Josip Drmić: ele tem apenas 21 anos (faz 22 em agosto) e já foi um dos artilheiros da Bundesliga 2013-14, com 17 gols (ficou apenas atrás de Lewandowski, com 20, e Mandžukić, com 18). Não conseguiu evitar o rebaixamento de seu time, o Nürnberg, mas seu esforço foi reconhecido pelo treinador Ottmar Hitzfeld e também pelo Bayer Leverkusen, que o contratou.

CAPITÃO- Gökhan Inler: volante do Napoli, chegou a capitanear a equipe Partenopei em algumas partidas. Será sua segunda participação em copas do mundo. Jogará ao lado de seus dois colegas de clube, Džemaili e Behrami.

TÉCNICO- Ottmar Hitzfeld: alemão e ex-atacante, Hitzfeld tem um curriculum respeitável, afinal venceu a Champions League duas vezes, uma pelo meu Borussia Dortmund (1996-97) e outra pelo Bayern München (2000-01), além de ter faturado dezenas de títulos na Alemanha e Suíça. No entanto, ele é de um tempo em que o futebol alemão era muito pesado e se notabilizava mais pelos zagueiros do que pelos meias ou atacantes. Isso se reflete um pouco no estilo de jogo da Seleção Suíça


CONVOCADOS:

Goleiros:
Diego Benaglio (Wolfsburg, Alemanha)
Yann Sommer (Basel, Suíça)
Roman Bürki (Grasshopper Suíça)

Defensores:
Stephan Lichtsteiner (Juventus, Itália)
Reto Ziegler (Sassuolo, Itália)
Philippe Senderos (Aston Villa, Inglaterra)
Steve von Bergen (Young Boys Suíça)
Michael Lang (Grasshopper Suíça)
Ricardo Rodríguez (Wolfsburg, Alemanha)
Johan Djourou (Hamburg, Alemanha)
Fabian Schär (Basel Suíça)

Meio-Campistas:
Tranquillo Barnetta (Eintracht Frankfurt, Alemanha)
Gökhan İnler (Napoli, Itália)
Granit Xhaka (Borussia Mönchengladbach, Alemanha)
Valon Behrami (Napoli, Itália)
Valentin Stocker (Hertha Berlin, Alemanha)
Blerim Džemaili (Napoli, Itália)
Gelson Fernandes (Freiburg, Alemanha)

Atacantes:
Xherdan Shaqiri (Bayern Munich, Alemanha)
Haris Seferović (Real Sociedad, Espanha)
Mario Gavranović (Zürich Suíça)
Admir Mehmedi (Freiburg, Alemanha)
Josip Drmić (Bayer Leverkusen, Alemanha)


PROVÁVEL FORMAÇÃO- 4-2-3-1:


Switzerland 4-2-3-1 football formation
Imagem obtida via footballuser.com
EXPECTATIVA: oitavas-de-final

Nenhum comentário:

Postar um comentário